MENUMENU

QUEM SOMOS

A ESA é uma escola a serviço da capacitação e aprimoramento permanentes da advocacia. O respeito ao passado e a atenção as mudanças legislativas, sociais e tecnológicas permitem que os advogados enfrentem, com segurança, as batalhas do dia a dia.

Zelar permanentemente pela formação profissional do advogado é uma preocupação da Ordem dos Advogados do Brasil, intensificada a partir dos anos 80. Para promover o conhecimento, garantir a atualização e treinar habilidades técnicas voltadas primordialmente para o exercício profissional, surgiram em 1985 as primeiras Escolas Superiores de Advocacia, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Pouco depois, em outubro de 1988, a seccional do Paraná também fundou sua Escola Superior de Advocacia, na gestão do presidente Alcides Bitencourt Pereira. O primeiro gestor da ESA no Paraná foi o advogado Waldyr Grisard Filho. Ele foi sucedido por João Roberto Santos Régnier, José Hipólito Xavier da Silva e Benedito Nicolau dos Santos Neto.

A coordenação geral das ações regionais de formação só viria na década seguinte, em agosto de 1999, com a criação da Escola Nacional de Advocacia (ENA) pelo Conselho Federal da OAB. A ENA surgiu com a expressa finalidade de traçar uma política nacional de educação continuada para o exercício da advocacia, promovendo o aperfeiçoamento dos aspectos técnicos e éticos de sua prática profissional.

Nos anos 90, a ESA do Paraná, sob a coordenação geral de Roberto Eurico Schmidt Júnior deu continuidade a missão de garantir a capacitação de jovens advogados e o aprimoramento dos mais experientes. Com o surgimento da ENA, a ESA ganhou maior impulso. À época a OAB Paraná era presidida pelo advogado Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque.

Em de 2001, sob a gestão do presidente José Hipólito Xavier da Silva, a ESA, coordenada por Antônio Sérgio Lopes, deu seus primeiros passos no caminho da interiorização. Os cursos presenciais foram levados para as subseções de Toledo, Cascavel e Londrina. No ano seguinte, a ESA ampliou suas atividades por meio de um convênio com a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os cursos programados pela ESA eram ministrados na universidade, por seu qualificado corpo docente.

De julho de 2004 a julho de 2008, a ESA do Paraná teve sua primeira coordenadora-geral, a advogada Eunice Martins e Scheer. Nos anos seguintes, de 2008 a 2013 a escola foi coordenada pela advogada Rosane Gil Kolotelo Wendpap. De 2013 a 2015, sob a coordenação de Rogéria Fagundes Dotti, foram feitas as primeiras experiências de cursos telepresenciais.

Aprovados, os cursos telepresenciais e online ganharam impulso na gestão seguinte da ESA, de 2016 a 2018, sob a coordenação de Graciela Iurk Marins. Ao longo desse triênio a escola promoveu 870 cursos, com o registro de 46.850 inscrições. Outra novidade foi a publicação da Revista da ESA, cujo primeiro número foi editado em agosto de 2016. Marco científico na história da advocacia paranaense, a revista reúne a cada edição artigos de expoentes do universo jurídico brasileiro que discutem temas doutrinários e jurisprudenciais.

Desde janeiro de 2019, a ESA está sob a coordenação-geral da advogada Adriana D´Avila Oliveira, titular da Advocacia Correa de Castro e Associados e vice-presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (2017-2019).

Adriana D’Avila Oliveira

Coordenadora Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR (2019/2021)

Advogada. Sócia titular da Advocacia Correa de Castro & Associados. Presidente do Instituto História Viva (2004/2012). Diretora do CESA/PR (2009/2011). Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR (2007/2019). Associada e Conselheira desde 2009, Secretária Geral (2013/2016) e Vice-Presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (2017/2018).

Coordenadora de Direito Privado

Marília Pedroso Xavier

Coordenador de Direito Público

Francisco Zardo

Gestora da ESA – OAB/PR

Lídia Miretki

Equipe de colaboradores da ESA

Valci dos Santos Bonfim

Andreia Gonçalves dos Santos

Joacir Furtado da Silva

Suhellen Santos Dolenga

Karlianne Machado Forvile

Luciane Cristina da Silva Saparolli

Marcelo Rodrigo de Andrade

Email: esa@oabpr.org.br
Endereço: R. Brasilino Moura, 253, Ahú – Curitiba/PR

Os comentários estão desativados.