QUEM SOMOS

A ESA é uma escola a serviço da capacitação e aprimoramento permanentes da advocacia. O respeito ao passado e a atenção as mudanças legislativas, sociais e tecnológicas permitem que os advogados enfrentem, com segurança, as batalhas do dia a dia.

Zelar permanentemente pela formação profissional do advogado é uma preocupação da Ordem dos Advogados do Brasil, intensificada a partir dos anos 80. Para promover o conhecimento, garantir a atualização e treinar habilidades técnicas voltadas primordialmente para o exercício profissional, surgiram em 1985 as primeiras Escolas Superiores de Advocacia, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Pouco depois, em outubro de 1988, a seccional do Paraná também fundou sua Escola Superior de Advocacia, na gestão do presidente Alcides Bitencourt Pereira. O primeiro gestor da ESA no Paraná foi o advogado Waldyr Grisard Filho. Ele foi sucedido por João Roberto Santos Régnier, José Hipólito Xavier da Silva e Benedito Nicolau dos Santos Neto.

A coordenação geral das ações regionais de formação só viria na década seguinte, em agosto de 1999, com a criação da Escola Nacional de Advocacia (ENA) pelo Conselho Federal da OAB. A ENA surgiu com a expressa finalidade de traçar uma política nacional de educação continuada para o exercício da advocacia, promovendo o aperfeiçoamento dos aspectos técnicos e éticos de sua prática profissional.

Nos anos 90, a ESA do Paraná, sob a coordenação geral de Roberto Eurico Schmidt Júnior deu continuidade a missão de garantir a capacitação de jovens advogados e o aprimoramento dos mais experientes. Com o surgimento da ENA, a ESA ganhou maior impulso. À época a OAB Paraná era presidida pelo advogado Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque.

Em de 2001, sob a gestão do presidente José Hipólito Xavier da Silva, a ESA, coordenada por Antônio Sérgio Lopes, deu seus primeiros passos no caminho da interiorização. Os cursos presenciais foram levados para as subseções de Toledo, Cascavel e Londrina. No ano seguinte, a ESA ampliou suas atividades por meio de um convênio com a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os cursos programados pela ESA eram ministrados na universidade, por seu qualificado corpo docente.

De julho de 2004 a julho de 2008, a ESA do Paraná teve sua primeira coordenadora-geral, a advogada Eunice Martins e Scheer. Nos anos seguintes, de 2008 a 2013 a escola foi coordenada pela advogada Rosane Gil Kolotelo Wendpap. De 2013 a 2015, sob a coordenação de Rogéria Fagundes Dotti, foram feitas as primeiras experiências de cursos telepresenciais.

Aprovados, os cursos telepresenciais e online ganharam impulso na gestão seguinte da ESA, de 2016 a 2018, sob a coordenação de Graciela Iurk Marins. Ao longo desse triênio a escola promoveu 870 cursos, com o registro de 46.850 inscrições. Outra novidade foi a publicação da Revista da ESA, cujo primeiro número foi editado em agosto de 2016. Marco científico na história da advocacia paranaense, a revista reúne a cada edição artigos de expoentes do universo jurídico brasileiro que discutem temas doutrinários e jurisprudenciais.

No triênio 2019/2021, a ESA estará sob a coordenação dos advogados Adriana D`Avila Oliveira, Marília Pedroso Xavier e Francisco Zardo, sendo que os dois últimos, coordenarão, respectivamente, as áreas de Direito Privado e Público.  Esta nova estrutura visa melhorar a capacidade e qualidade de atendimento da ESA/PR, pois em decorrência da excelência das coordenações anteriores, houve um aumento do volume de cursos realizados e alunos atendidos, em várias cidades do Estado do Paraná.   Além de manter o ritmo de cursos presenciais, seminários e Congressos realizados, a ESA também levará conteúdos acadêmicos e práticos, através da plataforma dedicada e possibilitará transmissão via internet (ao vivo ou gravados).  Com essa forma de organização, a ESA procura se alinhar à realidade do Direito 4.0, otimizando o tempo do advogado, que passa a ter acesso aos cursos enquanto aguarda uma audiência ou se desloca de um local para outro. O objetivo é, por meio dos recursos tecnológicos, facilitar as oportunidades para que os profissionais da advocacia busquem o aprimoramento, contornando a rotina atribulada e o tempo escasso, que muitas vezes impossibilitam a frequência em aulas presenciais.

Adriana D’Avila Oliveira

Coordenadora Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR (2019/2021)

Advogada militante há mais de 20 anos na área de direito empresarial. Sócia titular da Advocacia Correa de Castro. Mediadora. Conselheira do Instituto dos Advogados do Paraná, Coordenadora Geral da ESA – Escola Superior da Advocacia da OAB/PR bem como atuou por mais de 15 anos no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR.

Marília  Pedroso Xavier

Coordenadora de Direito Privado

Professora da graduação e da pós-graduação strictu sensu da Faculdade de Direito da UFPR. Doutora em Direito Civil pela USP. Mestre e graduada em Direito pela UFPR. Coordenadora da Clínica Advocacia Disruptiva e do Observatório jurisprudencial em Direito de Família e Sucessões junto ao Núcleo de Prática Jurídica da UFPR. Advogada. Mediadora da ARBITAC e da CAMFIEP.

Francisco Zardo

Coordenador de Direito Público

Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Professor de Direito Administrativo em cursos de pós-graduação. Diretor Financeiro do Instituto dos Advogados do Paraná. Sócio e Coordenador do Núcleo de Direito Administrativo do escritório Dotti e Advogados.

Gestor da ESA – OAB/PR

Rogério Chiumento

Equipe de colaboradores da ESA

Valci dos Santos Bonfim

Simone de Fátima Alves Fukuda

Marina Branco

Jonas Tavares

Jean Carlos de Paula

Gabriel de Oliveira

Email: esa.atendimento@oabpr.org.br
Endereço: R. Brasilino Moura, 253, Ahú – Curitiba/PR

Os comentários estão desativados.