MENUMENU

QUEM SOMOS

A ESA é uma escola a serviço da capacitação e aprimoramento permanentes da advocacia. O respeito ao passado e a atenção as mudanças legislativas, sociais e tecnológicas permitem que os advogados enfrentem, com segurança, as batalhas do dia a dia.

Zelar permanentemente pela formação profissional do advogado é uma preocupação da Ordem dos Advogados do Brasil, intensificada a partir dos anos 80. Para promover o conhecimento, garantir a atualização e treinar habilidades técnicas voltadas primordialmente para o exercício profissional, surgiram em 1985 as primeiras Escolas Superiores de Advocacia, no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Pouco depois, em outubro de 1988, a seccional do Paraná também fundou sua Escola Superior de Advocacia, na gestão do presidente Alcides Bitencourt Pereira. O primeiro gestor da ESA no Paraná foi o advogado Waldyr Grisard Filho. Ele foi sucedido por João Roberto Santos Régnier, José Hipólito Xavier da Silva e Benedito Nicolau dos Santos Neto.

A coordenação geral das ações regionais de formação só viria na década seguinte, em agosto de 1999, com a criação da Escola Nacional de Advocacia (ENA) pelo Conselho Federal da OAB. A ENA surgiu com a expressa finalidade de traçar uma política nacional de educação continuada para o exercício da advocacia, promovendo o aperfeiçoamento dos aspectos técnicos e éticos de sua prática profissional.

Nos anos 90, a ESA do Paraná, sob a coordenação geral de Roberto Eurico Schmidt Júnior deu continuidade a missão de garantir a capacitação de jovens advogados e o aprimoramento dos mais experientes. Com o surgimento da ENA, a ESA ganhou maior impulso. À época a OAB Paraná era presidida pelo advogado Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque.

Em de 2001, sob a gestão do presidente José Hipólito Xavier da Silva, a ESA, coordenada por Antônio Sérgio Lopes, deu seus primeiros passos no caminho da interiorização. Os cursos presenciais foram levados para as subseções de Toledo, Cascavel e Londrina. No ano seguinte, a ESA ampliou suas atividades por meio de um convênio com a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os cursos programados pela ESA eram ministrados na universidade, por seu qualificado corpo docente.

De julho de 2004 a julho de 2008, a ESA do Paraná teve sua primeira coordenadora-geral, a advogada Eunice Martins e Scheer. Nos anos seguintes, de 2008 a 2013 a escola foi coordenada pela advogada Rosane Gil Kolotelo Wendpap. De 2013 a 2015, sob a coordenação de Rogéria Fagundes Dotti, foram feitas as primeiras experiências de cursos telepresenciais.

Aprovados, os cursos telepresenciais e online ganharam impulso na gestão seguinte da ESA, de 2016 a 2018, sob a coordenação de Graciela Iurk Marins. Ao longo desse triênio a escola promoveu 870 cursos, com o registro de 46.850 inscrições. Outra novidade foi a publicação da Revista da ESA, cujo primeiro número foi editado em agosto de 2016. Marco científico na história da advocacia paranaense, a revista reúne a cada edição artigos de expoentes do universo jurídico brasileiro que discutem temas doutrinários e jurisprudenciais.

No triênio 2019/2021, a ESA estará sob a coordenação dos advogados Adriana D`Avila Oliveira, Marília Pedroso Xavier e Francisco Zardo, sendo que os dois últimos, coordenarão, respectivamente, as áreas de Direito Privado e Público.  Esta nova estrutura visa melhorar a capacidade e qualidade de atendimento da ESA/PR, pois em decorrência da excelência das coordenações anteriores, houve um aumento do volume de cursos realizados e alunos atendidos, em várias cidades do Estado do Paraná.   Além de manter o ritmo de cursos presenciais, seminários e Congressos realizados, a ESA também levará conteúdos acadêmicos e práticos, através da plataforma dedicada e possibilitará transmissão via internet (ao vivo ou gravados).  Com essa forma de organização, a ESA procura se alinhar à realidade do Direito 4.0, otimizando o tempo do advogado, que passa a ter acesso aos cursos enquanto aguarda uma audiência ou se desloca de um local para outro. O objetivo é, por meio dos recursos tecnológicos, facilitar as oportunidades para que os profissionais da advocacia busquem o aprimoramento, contornando a rotina atribulada e o tempo escasso, que muitas vezes impossibilitam a frequência em aulas presenciais.

Adriana D’Avila Oliveira

Coordenadora Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR (2019/2021)

Advogada. Sócia titular da Advocacia Correa de Castro & Associados. Presidente do Instituto História Viva (2004/2012). Diretora do CESA/PR (2009/2011). Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR (2007/2019). Associada e Conselheira do IAP/PR desde 2009.

Marília  Pedroso Xavier

Coordenadora de Direito Privado

Professora da graduação e da pós-graduação strictu sensu da Faculdade de Direito da UFPR. Doutora em Direito Civil pela USP. Mestre e graduada em Direito pela UFPR. Coordenadora da Clínica Advocacia Disruptiva e do Observatório jurisprudencial em Direito de Família e Sucessões junto ao Núcleo de Prática Jurídica da UFPR. Advogada. Mediadora da ARBITAC e da CAMFIEP.

Francisco Zardo

Coordenador de Direito Público

Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Professor de Direito Administrativo em cursos de pós-graduação. Diretor Financeiro do Instituto dos Advogados do Paraná. Sócio e Coordenador do Núcleo de Direito Administrativo do escritório Dotti e Advogados.

Gestora da ESA – OAB/PR

Rosane Bronzel

Rogério Chiumento

Equipe de colaboradores da ESA

Valci dos Santos Bonfim

Jean Carlos de Paula

Simone de Fátima Alves Fukuda

Marina Branco

Jonas Tavares

Email: esa.atendimento@oabpr.org.br
Endereço: R. Brasilino Moura, 253, Ahú – Curitiba/PR

Os comentários estão desativados.