ESA homenageia seus professores e lança nova edição da Revista Jurídica

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Paraná prestou, na manhã desta quarta-feira (16/10), uma homenagem aos professores que ministram aulas para a advocacia paranaense. Na ocasião, os docentes que colaboram há mais de dez anos com a escola receberam láureas de homenagem pela dedicação ao ensino. A cerimônia foi conduzida pela coordenadora-geral, Adriana D´Avila Oliveira, pelos coordenadores Francisco Zardo e Marília Pedro Xavier e pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, e pela secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto.

“Tenho a impressão de que fui das primeiras professoras. Embora seja paulista, são 30 anos de Paraná e aqui nesta casa, na ESA, na OAB Paraná, me senti sempre acolhida. Só tenho a agradecer por essa trajetória”, afirmou Betina Treiger Grupenmacher, após receber a láurea. O desembargador Cássio Colombo Filho destacou que o advogado é indispensável à administração da Justiça. “Isto não está inscrito na Constituição Federal à toa”, afirmou.

Graziela Marins, coordenadora-geral da ESA na gestão 2016/2018, expressou sua gratidão por fazer parte da história da escola. “A alma da ESA são os professores. A escola é um ponto forte da OAB, pois atrai os advogados que, sem conhecimento,não conseguem atuar. É brilhante a tarefa de levar ensino a todos a custo módico. Tenho muita saudade, mas também fico muito feliz por ver a ESA nas boas mãos da Adriana, da Marília e do Francisco.

Corrida de bastão

Rogéria Dotti, coordenadora-geral da ESA na gestão 2013/2015, também deu seu testemunho. “A ESA transformou a minha vida. Eu sonhava fazer o doutorado essa vivência na escola tornou isso possível. Eu creio que tudo o que fazemos com amor retorna para nós e é grande meu amor pela escola. Dr. Cássio tem dito — e é mesmo assim — que a coordenação da ESA é uma corrida de bastão. É um orgulho para todos nós ver o trabalho ganhando continuidade. Me sinto muito honrada por estar aqui e receber esta inesperada homenagem”, afirmou.

Também receberam láureas Adelmar Heylmann, Alberto Rodrigo Patino Vargas, Angelo Volpi Neto, Fabriccio Petreli Tarosso, José Ricardo Cavalcanti de Albuquerque, Leonardo Zicarelli Rodrigues, Ney José de Freitas, Paulo Osternack Amaral e Sandro Marcelo Kozikoski.

Citando a dedicação para a organização dos cursos promovidos pela ESA, tanto presenciais quanto na plataforma online, Adriana D´Avila fez questão homenagear os coordenadores Francisco Zardo, responsável pela área de Direito Público, e Marília Pedroso Xavier, responsável pela área de Direito Privado.

Revista científica

Coube a Telles anunciar o lançamento do segundo número da Revista da ESA neste ano de 2019. “Essa publicação é um vetor para a difusão do conhecimento jurídico. Ela leva o nome da escola para além das divisas do Paraná. Poucas seccionais podem contar com um material tão esmerado. A revista simboliza e consolida a qualidade da ESA”, disse antes de passar a palavra ao coordenador científico da publicação, William Soares Pugliese.

Pugliese agradeceu pelo gesto de confiança demonstrado pela diretoria da OAB ao encarregá-lo de coordenar a Revista da ESA. “É uma grande responsabilidade continuar um trabalho que nasceu com a Dra. Rogéria e a Dra. Graziela, aqui presentes. Com elas essa revista começou a ser pensada e sua concretização representa o crescimento da ESA”, afirmou.

O advogado também destacou que a revista fomenta e prestigia a pesquisa científica no estado. “Por fim, na pessoa da Dra. Betina, aqui presente, de quem fui aluno, homenageio os professores nesta semana dedicada a eles. Também deixo registrado o agradecimento à equipe da ESA, sem a qual não seriam possíveis as nossas realizações. Vamos agora pensar no próximo número, já para o ano que vem”, anunciou.

Gratidão

Ao encerrar o encontro, Adriana D´Avila destacou que o nº 2 da Revista da ESA em 2019 traz um QR code para acesso à versão digital. “Estamos a caminho de imprimir menos exemplares”, citou, manifestando uma decisão que toma em conta o impacto ambiental. Ela também expressou seu agradecimento por todos os que ministraram aulas ao longo da  história da escola. “Como dizem as sempre coordenadoras Rogéria e Graziela, os professores são a alma da escola. De fato, sem eles não teria sido possível chegarmos até aqui nem conquistado a confiança dos advogados do Paraná. A palavra de ordem é gratidão”, pontuou.

Fonte: OAB/PR

Postado em: Notícias | Tags: