DICAS PARA O SEU PLANEJAMENTO DE MARKETING JURÍDICO

O artigo abaixo traz um resumo de alguns conceitos que será discutido durante o Workshop PLANEJAMENTO DE MARKETING JURÍDICO realizado pela OAB/PR-ESA, em Curitiba no dia 21/06/17 das 8h às 12h. Faça a sua inscrição e comece já a implementar novas ações e a conquistar melhores resultados no seu escritório.

DICAS PARA O SEU PLANEJAMENTO DE MARKETING JURÍDICO

Levante os números dos últimos 12 meses. Analise o que deu certo e o que precisa ser melhorado. É importante planejar e executar novas ações, mesmo que seja em uma única folha, mas faça um pequeno planejamento, um plano de ação com metas, estratégias, ações, responsáveis e prazos. Pode ser uma planilha. Sugiro que não seja tão grande, deve conter o que é essencial para o momento do seu negócio. Não queira abraçar o mundo e sim pense em crescer de forma sustentável e com o esforço que você possa carregar no momento. Mas não fique parado de forma alguma. Ficar parado significa andar para trás.

Desenvolva um plano de comunicação off-line e digital para gerar e agregar valor à sua marca, contribuindo para o posicionamento dos seus produtos e serviços. Faça com que as pessoas saibam o que você faz. Mostre valor e não preço.

Existem muitas estratégias e ações de marketing jurídico possíveis,  sem ferir o código de ética.  Elas são muito importantes para o desenvolvimento dos negócios e que não representam grandes verbas. Aproveite o que as plataformas digitais estão oferecendo de graça.

As principais estratégias do momento são: Plano de comunicação institucional – branding, mkt. digital, sites mobiles, Apps – aplicativos, conteúdo para blogs e redes sociais, newsletters, revistas, e-books, eventos, palestras, relacionamento com clientes, pesquisa de satisfação e outros…

Veja mais detalhes abaixo:

MARKETING DIGITAL:

• SEO– (Search Engine Optimization)– Indexação do site no google: É um conjunto de estratégias para fazer um site aparecer bem posicionado nos resultados de busca e otimizar seu tráfego de forma orgânica. Não há custo por clique.

• SMO– (Social Media Optimization)– Gestão de conteúdo no site e redes sociais: Gestão de conteúdo diário para diversos canais digitais, como: redes sociais, sites e newsletters, sempre de maneira integrada entre as plataformas. Este gerenciamento de conteúdo permite que os clientes proporcionem melhor relacionamento e engajamento com o seu público, disponibilizando conteúdo atual e relevante. Também ajuda para atrair novos seguidores e a indexar melhor suas páginas nos sites de buscas.

• NEWSLETTER ELETRÔNICA: É uma comunicação regular e periódica realizada via e-mail, enviada para os clientes atuais, parceiros, entidades e potenciais clientes da empresa, oferecendo conteúdo relevante sobre assuntos específicos e também informações sobre produtos e serviços. Tem como objetivo gerar relacionamento e criar vínculos com o leitor, trazendo mais credibilidade à marca.

• REVISTAS: São publicações físicas e digitais disponíveis em sites e aplicativos que reúnem notícias e artigos dos clientes para promover produtos, serviços e transmitir a competência e conhecimento da sua empresa. As revistas customizadas corporativas são uma excelente estratégia de Branding e relacionamento com seus clientes, pois promovem a comunicação customizada, o posicionamento da marca e o relacionamento com seus clientes, fornecedores e parceiros.

• E-BOOKS: Pode ser uma coletânea de artigos, um capítulo de um livro, perguntas e respostas sobre um tema, ou uma cartilha sobre um produto ou serviço. A vantagem do sistema e-book é que para as pessoas baixarem o material em PDF elas preenchem um pequeno cadastro e também a possibilidade de uma pequena enquete. Um mailing importante de possíveis clientes e interessados pelo conteúdo desenvolvido por sua banca.

• APP – APLICATIVOS: O aplicativo mobile personalizado da sua marca, permite de maneira simples e assertiva colocar à disposição do usuário um conteúdo interativo e exclusivo, em uma plataforma destinada especialmente à smartphones e tablets. A estruturação das páginas proporciona uma navegação intuitiva, otimizando a experiência do usuário mobile. Ação nobre e muito inovadora no meio digital, pois o branding é excelente, pois a sua marca estará passando pelos olhos e dedos do seu cliente ou prospect várias vezes ao dia, em média 100 vezes ao dia.

Além de proporcionar rapidez e atalho para acessar o conteúdo da sua marca.

• RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO E AJUSTES: Para mensurar os resultados de todas as ações digitais acima, analise relatórios com os resultados e estatísticas onde é possível identificar os pontos fortes e o que deve ser melhorado nas ações.

• PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM CLIENTES VIA PLATAFORMA WEB: Para conhecer melhor os erros e acertos do seu negócio e avaliar gaps entre expectativa dos clientes e o que foi realizado na prática.

MARKETING DE RELACIONAMENTO:

• EVENTOS: café da manhã, palestras ou happy hours estilo networking: Para todos estes eventos crie uma identidade de marca com um enxoval de peças. Estratégia fundamental para fazer um relacionamento mais próximo com clientes e prospects.

LEMBRE-SE, Custa muito mais caro não fazer nada. Sugiro que cerca de 3% a 5% do seu faturamento retorne para retroalimentar a sua marca, que no final das contas é a galinha dos ovos. Pense nisso e vá em busca do SUCESSO!

Alexandre de Souza Teixeira

Sócio Proprietário da In Company – Projetos de Marketing Jurídico

41.3362-1330 / 41. 99689-2980

alexandre@incompanypr.com.brwww.incompanypr.com.br

FAÇA AGORA MESMO A SUA INSCRIÇÃO NO WORKSHOP – PLANEJAMENTO DE MARKETING JURÍDICO QUE SERÁ MINISTRATO PELO ALEXANDRE TEIXEIRA.

Local: OAB/PR-ESA, em Curitiba.

Data: 21/06/17 das 8h às 12h.

Inscrições pelo link: http://esa.oabpr.org.br/workshop-planejamento-de-marketing-juridico.html

Postado em: Notícias | Tags: , ,