MENUMENU

Curso de Iniciação à Formação Política para Mulheres (Início 07/06 – Rio Negro)

PROGRAMA

Justificativa:

O presente projeto apresenta-se como uma proposta de esforços comuns entre as subseções da Ordem dos Advogados do Brasil de Mafra e Rio Negro voltada à comunidade, considerando as dificuldades de participação igualitária da mulher no campo político e a necessidade de superação de tais condições. A proposta consiste na realização de curso de extensão com a participação de mulheres com vistas ao fornecimento de informações técnicas capazes de impulsionar a participação feminina nos partidos políticos, nos processos eleitorais, no controle social e nas discussões públicas. O conteúdo programático possui previsão de abordagem de referenciais de caráter jurídico, político, social e estratégico.

 

Objetivo:

Propiciar ao público alvo a compreensão e aplicação de noções introdutórias de formação política visando a capacitação e ampliação da participação de mulheres na política a partir do estudo de referenciais normativos.

 

07 de junho de 2019 (sexta-feira) 

Das 19h00 às 22h00

Tema: O espaço da mulher na política: avanços e dificuldades

Palestrante: Josete Dubiaski da Silva (Vereadora em Curitiba)

 

08 de junho de 2019 (sábado)

Das 8h00 às 12h00

Tema: O movimento da mulher negra na Política

Palestrante: Maria de Lourdes Santa de Souza (Movimento das Mulheres Negras de Curitiba)

Mediadora: Vereadora Claudia Bus

 

Tema: Partidos Políticos e Representação Feminina

Palestrante: Juliana Bertholdi

Advogada e Mestranda em Direitos Humanos, Democracia e Justiça (2019), especialista em Direito Público (2015) e especialista em Direito Eleitoral (2018). Integrante do Instituto Política Por.De.Para Mulheres para mulheres.

 

 

12 de julho de 2019 (sexta-feira) 

Das 19h00 às 22h00

Tema: Corrupção e improbidade

Palestrante: Jacqueline Rosa Niesponginski

Analista Jurídica na Defensoria Pública de Santa Catarina desde setembro de 2015. Bacharel em direito pela unc Mafra, especialista em direito administrativo pela Universidade Anhanguera, e especialista em gestão pública pela UFPR. 

 

 

Palestrante: Julia Heliodoro Souza Gitirana

Advogada. Mestre em Direito. Doutoranda em Políticas Públicas. Professora da FAE. Atuou como Pesquisadora-bolsista do Projeto Cartas do Cárcere (PUC-RJ/PNUD/DEPEN). Integrante do Grupo de Pesquisa Política por/de/para mulheres (foco na participação políticas das mulheres e políticas públicas para mulheres).

 

 

13 de julho de 2019 (sábado)

Das 08h00 às 12h00

Tema: Direito Eleitoral

Palestrante: Emma Roberta Palú Bueno

Advogada. Especialista em Direito Eleitoral. Membra da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SJP.

 

 

Metodologia:

Aulas expositivas, palestras, oficinas e participações de experiências em grupo.

 

Resultados esperados do Projeto:

Após a execução dos objetivos acima descritos, pretende-se iniciar projeto permanente de capacitação de mulheres interessadas na particop 

Em relação às participantes acadêmicas envolvidos no projeto, a aprovação de horas extracurriculares de extensão.

 

Conteúdo Programático:

O curso terá duração de 12 (doze) horas e aulas expositivas nas áreas de Ciência Política, Direito Constitucional, Direito Eleitoral e Partidos Políticos, Direito Administrativo, Gênero e Políticas Públicas, Corrupção e Improbidade Administrativa, Direitos das mulheres e movimentos sociais, Feminismo e Liderança e comunicação em redes sociais.

A proposta do curso será de realização às sextas-feiras no período noturno (das 19:00hs às 22:00hs) e sábados no período matutino (das 08:30hs às 12:00hs) durante 2 (duas) semanas.

 

Organizadores:

Marcelo Paulo Wacheleski

Possui graduação em Direito pela Universidade do Contestado (2003), mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2007) e atualmente é Doutorando em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade Federal do Paraná com período de pesquisa na Universidad Complutense de Madri. Professor de Direito Constitucional, Administrativo e Direitos Humanos na graduação e pós-graduação. Tem pesquisas desenvolvidas em Políticas Públicas, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direitos Humanos com publicações no brasil e no exterior.

 

 

Patricia Finamori de Souza Koschinski

Procuradora Municipal de Rio Negro- Paraná vínculo efetivo desde 2009. Mestre em Desenvolvimento Regional do Programa de Mestrado da Universidade do Contestado. Especialização em Direito Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí. Professora substituta das Disciplinas de Direito Ambiental e Direito Agrário no curso de graduação de Direito na Universidade do Contestado – UNC desde 2010. Professora Orientadora do Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ. Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí. Consultora jurídica do Conselho Municipal de Meio Ambiente do Município de Rio Negro. Membro da Comissão de Revisão do Plano Diretor do Município. Conselheira do Conselho Municipal de Políticas Públicas.

 

 

 

LOCAL

Subseção de Rio Negro – Rua Leonardo Arbigaus, 850 – Centro

 

CARGA HORÁRIA

12 horas/aula

 

NÚMERO DE VAGAS

50 Participantes

 

INVESTIMENTO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

INFORMAÇÕES

site: esa.sites.oabpr.org.br
Telefone: (47)3642-4556

 

Postado em: Cursos, Notícias | Tags:

© 2024 - OAB-PR - Coordenação de Informática - Todos os Direitos Reservados