MENUMENU

Conferência Online sobre Fake News e Cidadania ao vivo

 

A ESA esta realizando a conferência online Fake News e Cidadania: combate à desinformação e eleições de 2020. O tema tem ocupado a centralidade das discussões brasileiras quando o assunto é direito eleitoral e, neste momento, adquire ainda maior relevância, por conta da pandemia do COVID-19, que acelerou o processo de digitalização da vida pública brasileira. Os paneis ocorrem das 9h ao 12h e das 19h30 às 21h.

O objetivo do evento é o de ampliar o debate não só no âmbito jurídico, mas envolver os diferentes segmentos da sociedade. Por essa razão, tem a preocupação de ser multidisciplinar trazendo além de estudiosos do mundo do direito, especialistas em fake News e profissionais de imprensa.

O evento foi organizado pela Escola Superior de Advocacia (ESA) e pelas comissões de Direito Eleitoral e de Inovação e Gestão da OAB-PR. No âmbito das comissões, a organização conjunta foi realizada por Stefano Ávila Pavan, membro da Comissão de Inovação e Gestão, e por Juliana Noda, membro da comissão de Direito Eleitoral.
Para o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Leandro Rosa, os meios de comunicação tradicional e as mídias sociais têm sido utilizadas para captar a atenção de eleitores pelos candidatos, algumas vezes de forma legal e outras de modo irregular. “Então é relevantíssimo entender como funcionam as notícias fraudulentas para poder se desvencilhar delas e adotar as medidas possíveis”, afirma.

Segundo o presidente da Comissão de Inovação e Gestão, Rhodrigo Deda, o tema é crucial para o debate de toda a sociedade. “Com a internet se tornando o principal canal de comunicação com o eleitorado, especialmente por causa da pandemia, a distribuição de informações falsas tem o poder de causar distorções que violem os princípios básicos da democracia”.

Para assistir, acesse o  Canal da ESA no Youtube: twixar.me/q66T

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

© 2024 - OAB-PR - Coordenação de Informática - Todos os Direitos Reservados