MENUMENU

Aspectos práticos do enfrentamento à violência de gênero: o enfoque no autor de violência doméstica e familiar

O Ministério Público do Estado do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos – CAOPJDH, do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero – NUPIGE, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF, promoverá no dia 28 de novembro de 2014, das 9h00 às 18h30, o evento “Aspectos práticos do enfrentamento à violência de gênero: o enfoque no autor de violência doméstica e familiar”.

O evento pretende promover a reflexão sobre a relação entre o machismo e a violência contra a mulher, a fim de suscitar um novo olhar sobre o homem agressor, visando à prevenção da violência doméstica e familiar. Além disso, busca discutir a relação direta entre as ações desenvolvidas pelos grupos reflexivos de responsabilização e educação do agressor (art. 35, V da Lei Maria da Penha) e a diminuição de práticas delituosas por parte de seus participantes.

A programação especial contará com exposições de juízes e promotores que já desenvolvem seus processos vinculados ao trabalho de grupos de reflexão de agressores, em Comarcas de Entrância Intermediária e Final do estado, bem como apresentará os reflexos desse trabalho sobre os processos judiciais.

Assim, pretende-se a apresentação de projetos de referência do Estado do Paraná e do Rio de Janeiro, os quais podem estimular ações similares ou inovadoras em áreas que ainda não contam com nenhuma experiência de responsabilização e educação do homem agressor, no âmbito da violência doméstica e familiar.

LOCAL: Auditório da Sede do Ministério Público do Paraná (Rua Marechal Hermes, 751 – Centro Cívico – Curitiba/PR). A participação no curso poderá ser na modalidade presencial ou na modalidade à distância transmitido ao vivo pela internet (webcast).

PÚBLICO ALVO: integrantes do MP-PR, Operadores do Direito, movimentos sociais, estudantes universitários, servidores públicos, profissionais das áreas da Sociologia, Psicologia e Serviço Social.

CERTIFICADOS:
– Serão emitidos e encaminhados pelo CEAF após o evento.
– Para receber certificado, os participantes na modalidade à distância deverão responder a duas questões abordadas durante o evento por meio de questionário eletrônico (restrito a integrantes do Ministério Público).

 

Informações e Inscrições Clique aqui

 

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

© 2024 - OAB-PR - Coordenação de Informática - Todos os Direitos Reservados