MENUMENU

Projeto Caravanas CPC é lançado em Londrina com mais de 350 participantes

Com o auditório lotado por mais de 350 pessoas, foi lançada em Londrina, na noite da quinta-feira (19), o “Caravanas – CPC 2015: Principais alterações”, considerado o mais audacioso projeto acadêmico da Escola Superior de Advocacia no Paraná (ESA) traçado para este ano.

O Caravanas pretende levar às 47 subseções da OAB no Estado as principais alterações e inovações trazidas pelo novo Código de Processo Civil, sancionado pela Presidência da República, Dilma Rousseff,  no último dia 16 de março. “Este esforço que a ESA faz este ano, visa proporcionar a todos os advogados do Estado a oportunidade de conhecer melhor o novo CPC, em função do impacto que este novo Código traz à advocacia, pois trata-se de uma ferramenta obrigatória com a qual todos teremos que interagir”, avaliou o coordenador do projeto, Sandro Kozikoski.

Ele informou que o modelo elaborado para o Caravanas é de cursos compactos que irão abordar os aspectos mais relevantes no novo CPC. E observou que as novas regras foram amplamente debatidas e amadureceram bastante à medida que a comunidade acadêmica, associações classistas e entidades encamparam o debate. “Foram muitas as contribuições. É um Código que representa avanços, como por exemplo, a preocupação de se eliminar pontos controvertidos, em que a jurisprudência se colocava de forma contraditória; assim há também uma preocupação quase pedagógica em esclarecer conceitos e aparar arestas”, observou.

Primeiro passo
No primeiro curso do Caravanas, se revezaram na condução do curso os especialistas Manuel Caetano Ferreira Filho, especializado em Direito Processual Civil pela Universitá Degli Studi di Milano e docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Eduardo Talamini, mestre e doutor em Direito Processual  e professor da Universidade de São Paulo (USP). O debatedor foi o juiz federal Artur Souza.

O lançamento do projeto foi prestigiado não só pela plateia lotada, mas também pela presença da coordenadora da ESA Paraná, Rogéria Dotti, o coordenador do projeto, Sandro Kozikoski, o presidente da OAB Londrina, Artur Piancastelli, o representante da Itaipu Binancional – patrocinadora do projeto -, Juliano Augusto de Souza Nogueira, o representante da Escola da Magistratura Federal do Paraná, juiz federal Artur Cesar de Souza; representante da Escola de Magistratura do Paraná, Rodrigo Afonso Bressan; representante da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado do Paraná, Guilherme Zorato; e a secretária-geral adjunta da OAB Londrina e coordenadora da ESA na cidade, Renata Alencar.

De acordo com Rogéria Dotti, ter mais de 350 inscrições no lançamento do projeto em Londrina mostrou a importância do debate e foi “motivo de orgulho para a ESA Paraná”.

O Caravanas Novo CPC é uma extensão do Ciclo Permanente de Debates Jurídicos, que já vinha sendo realizado em uma parceria entre a OAB e a Itaipu. A programação será divulgada pela ESA e a previsão é que, no período de março a junho e de agosto a novembro, todas as subseções sejam contempladas.

Fonte: OAB Londrina

Postado em: Notícias | Tags: , , ,

© 2024 - OAB-PR - Coordenação de Informática - Todos os Direitos Reservados