MENUMENU

1ª edição das Caravanas de Aprimoramento de Prerrogativas reúne subseções do Oeste do Paraná

A Escola Superior de Advocacia (ESA) transmitiu na noite de terça-feira (9) a primeira edição das Caravanas de Aprimoramento de Prerrogativas em formato online. O debate reuniu dirigentes da seccional e representantes das subseções de Cascavel, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guaíra e Laranjeiras do Sul. Serão realizadas outras edições nos meses de junho e julho, no mesmo formato.

A sessão foi conduzida pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles;  pela vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter; pelo secretário-geral Rodrigo Rios, presidente da Câmara de Direitos e Prerrogativas da OAB Paraná; pelo diretor de Prerrogativas,  Alexandre Salomão; e pelo presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais, Andrey Salmazo Poubel.

O presidente Cássio Telles frisou que o trabalho da OAB em defesa das prerrogativas tem sido pautado pelo constante diálogo com tribunais e autoridades. Telles pontuou algumas pautas apresentadas no início da gestão ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Adalberto Xisto Pereira (relembre aqui), muitas delas já atendidas (veja aqui), uma vez que as instituições têm trabalhado em conjunto para dar celeridade às soluções dos problemas.

Diálogo permanente

Rodrigo Rios abordou os trabalhos desenvolvidos pela Câmara de Direitos e Prerrogativas, trazendo exemplos de casos concretos das decisões que vêm sendo tomadas. “Em tempos de pandemia, a Caravana Virtual das Prerrogativas busca manter um diálogo permanente com toda a classe, ressaltando a atuação da nossa instituição em matéria de prerrogativas”, disse.

“Uma coincidência inusitada foi que na primeira sessão virtual da Câmara de Prerrogativas, realizada em 26 de maio, o caso merecedor de uma resposta contundente em favor do advogado ocorreu na cidade de Terra Roxa, em setembro do ano passado. Compartilhamos juntamente com o presidente da Subseção de Guaíra, o Dr. Jean Carlos Neri, uma atuação efetiva da Câmara, registrando nossa disposição para conscientizar os agentes públicos sobre a necessidade do respeito às prerrogativas profissionais do advogado”, destacou Rios.

Defesa dos direitos dos cidadãos

“No momento que estamos atravessando é de suma importância o contato direto entre advogados e advogadas com seus representantes,  para que nossos rumos sejam delimitados e permaneçamos sempre muito unidos e coesos na defesa das prerrogativas profissionais. Nosso objetivo é o fiel cumprimento da missão institucional de defesa e voz dos direitos dos cidadãos”, afirmou Alexandre Salomão. 

Emergiram do debate temas relacionados ao exercício profissional e as dificuldades encontradas em cada subseção. “Apresentamos os trabalhos que a OAB está realizando em todo o estado, primando por soluções de impasses e dificuldades, sempre de forma consensual e com um diálogo franco, independente e respeitoso”, frisa Salomão. 

“É fundamental que todos os casos onde haja violação de prerrogativas sejam imediatamente levadas ao conhecimento da OAB para que sejam tomadas as medidas necessárias, pois se trata de um ato de solidariedade a todos os advogados e advogadas para que fatos ocorridos não se repitam”, acrescentou Salomão, pontuando que a união da advocacia melhora o exercício profissional. 

Conhecimento

Andrey Salmazo Poubel ressaltou a importância do amplo conhecimento das prerrogativas profissionais, ressaltando que a informação é ferramenta essencial para o dia a dia da profissão. “As Caravanas possuem o objetivo de fortalecer o sistema de defesa de prerrogativas e ouvir a advocacia, principalmente a do interior do estado”, disse.

“Nesse sentido, mesmo não presencialmente, nosso primeiro encontro virtual foi um sucesso. As principais dificuldades dos colegas nos foram apontadas e buscaremos, em conjunto com as Subseções, a solução dos problemas para garantir o livre exercício da advocacia”, esclarece Poubel.

Enfrentamento às violações de prerrogativas

“O evento foi excelente, tivemos a oportunidade de ouvir o trabalho incansável da Diretoria da Seccional e da Diretoria de Prerrogativas em favor da advocacia paranaense. Conhecer as nossas prerrogativas é essencial para o advogado, aquele que conhece certamente terá um diferencial e estará devidamente preparado para enfrentar os percalços diários da nossa profissão”, destaca a presidente da OAB Laranjeiras do Sul, Maressa Pavlak Melatio.

Na avaliação do presidente de Goioerê, Cassiano Bocalão, o encontro possibilitou o aprimoramento da visão sobre o enfrentamento às violações de prerrogativas. “O evento mostrou como a OAB Paraná vem lidando com o assunto, sempre valorizando os profissionais e buscando uma melhor forma de atuar, dialogando e respeitando todas as partes envolvidas”, pondera.

“A forma como ocorreu o evento trouxe uma maior proximidade entre a seccional e os advogados, mostrando a atuação da Comissão de Prerrogativas a todos os presentes, com um diálogo direto. Um evento de muita valia, a todos os envolvidos, podendo ser de exemplo para os próximos, principalmente nesse momento em que vivemos novos tempos”, pontua Bocalão.

“O uso das ferramentas disponibilizadas neste período de enfrentamento às dificuldades que se apresentam coloca, cada dia mais, os advogados e advogadas unidos no propósito de defender as prerrogativas profissionais. O constante debate com as bases aprimora o mesmo e traz a todos a certeza de que a OAB está como sempre esteve, vigilante na defesa das prerrogativas profissionais e na luta diária pela dignidade e respeito da advocacia”, explicou o presidente da OAB Foz do Iguaçu, Leandro Lunardi.

Fonte: OAB/PR

Postado em: Notícias | Tags:

© 2020 - OAB-PR - Coordenação de Informática - Todos os Direitos Reservados